Fotógrafo em Destaque: Larissa Coutinho

Fale um pouco sobre você

Oi! Meu nome é Larissa, tenho 26 anos e sou formada em Comunicação Social com ênfase em Design Digital. Atuo nesse mercado há 8 anos, mas meu hobbie e minha paixão é a fotografia. Fotografo com mais frequência desde os 14 anos e cheguei a fazer um curso profissionalizante na área, terminei, e atualmente faço outro curso de fotografia (Desenvolvimento de Linguagem na Fotografia). E tenho o blog Lomogracinha.

365 project (272/365)

O que te fez começar a tirar fotos, e há quanto tempo você fotografa?

Bom, minha família sempre foi o normal com essas coisas: tinha câmera para fotografar festinhas de aniversário, Natal, etc… Eu lembro de ter uns 11 ou 12 anos e já tentar fazer umas fotos diferentes com essas câmeras. Mas aos 14, ganhei uma câmera digital da minha vó (nessa época elas não eram tão acessíveis), e aí comecei a fotografar sem parar, ainda mais que sites como o Fotolog e o próprio Flickr estavam começando a ser mais populares por aqui.

Na faculdade eu tive aulas de fotografia: estúdio, analógica, revelação… E aí minha paixão só aumentou. Quando terminei a faculdade decidi começar o projeto 365 no Flickr, pois muitos usuários estavam fazendo, e era um jeito de treinar. Como eu precisava fotografar todo dia para o projeto, meu interesse só aumentava junto com as fotos, e aí comecei a pesquisar mais sobre tudo e foi aí que decidi começar o curso e o blog. A fotografia analógica ficou mais presente quando eu ganhei uma Lomo do meu namorado e quase não se falavam delas aqui no Brasil. Era muito difícil achar filmes, laboratórios para revelas e até informações, não existia nem a loja ainda.

O que me faz fotografar é enxergar uma coisa bonita em um cenário comum. Um detalhe que passa despercebido pra maioria das pessoas, eu gosto de registrar esse tipo de coisa.

Pipoca na janela

O que mais te fascina em fotografia? Como você descreveria seu estilo?

Eu acho que meu estilo ainda não é muito bem definido. O que eu posso dizer é: eu gosto de retrato e eu gosto de cores! Quando eu vejo um cenário bonito, automaticamente penso que a foto ficaria mil vezes melhor se tivesse uma pessoa nela, haha. E eu gosto de compor com cores. Ultimamente tenho gostado desses dois “temas” mais misturados com minimalismo. Mas eu não sei se minhas fotos juntas passam uma identidade, se entrar no meu Flickr eu ainda vejo uma bagunça só, nesse sentido, hahaha.

Qual é o seu equipamento? E você usa algum equipamento especial ou usa técnicas especiais?

Olha, vamos ver se lembro de tudo. Atualmente eu fotografo com uma Canon 60D, um iPhone 5, e as analógicas: Diana F+, Canon AE1, La Sardina, Olympus Trip 35, Actionsampler e uma Instax. Eu já tive muito mais câmeras, mas me desfiz de algumas ao longo do tempo.

Você usa algum equipamento fora do normal, como algum truquezinho DIY?

Ah, acho que a coisa mais diferente, é que na minha Actionsampler tem um celofane colorido na lente, haha. Fora isso, tudo dentro do normal.

Minhocão

Como é seu processo de postagem?

Depende da foto. As fotos digitais eu costumo editar no Adobe Camera Raw, as fotos do celular eu edito no próprio aparelho, e as analógicas não tenho costume de editar!

O que você mais gosta no Flickr? Quando você conheceu o site e porque ele abriga suas fotos?

Acho que eu tenho conta no Flickr desde 2005! Eu lembro que quando criei minha conta eu usava bastante o Fotolog, mas pensei que o Flickr seria para postar minhas melhores fotos, hahaha. Acho que o que eu mais gosto são os usuários, esse clima de Flickr mesmo! Uma comunidade de fotografia.

365 project (342/365)

Que outro membro do Flickr ou grupo te influencia?

Nossa, que difícil, eu conheci tanta gente no Flickr, algumas pessoas até pessoalmente!
A Ines é uma das pessoas que sigo no Flickr tem mais tempo. Foi ela que me inspirou a começar os projetos lá, e a simplicidade das fotos delas me encanta muito.
O Buiu (Thiago Ramos), conheci no Flickr e conheci pessoalmente! Super admiro o trabalho dele com câmeras analógicas e retratos maravilhosos! Morro de inveja (boa) do talento que ele tem. Fora que é uma pessoa muito legal. :D
A Rona Keller também fazia os projetos na mesma época que eu. Gosto muito do olhar e delicadeza dela!

Qual é a sua foto favorita na sua conta e por quê?

Difícil também, hahaha. Mas essa é uma das minhas favoritas.
Bom, depois de um ano que acabei o projeto 365, eu decidi voltar (mas nem terminei). Nesse dia, eu tinha deixado pra tirar a foto muito tarde, então estava tudo escuro. Morava em um apartamento de frente pra ponte Estaiada, aqui em SP, e era um cenário já comum pra mim. Não queria usar flash, então olhei a janela com as luzes coloridas lá fora, e decidi usar a iluminação do meu notebook pra fazer o contorno da luz.

Essa foto meio que prova pra mim que não é preciso muita coisa pra fazer uma foto bonita, somente um olhar novo sobre a mesma coisa que vemos todo dia.

Lost in translation

E quais são suas 3 fotos favoritas de outros usuários e por quê?

Essas abaixo. Elas representam muitas coisas que eu gosto, tanto na vida quanto na fotografia: cores, animais, e o registro simples do dia a dia.

The Explosion of Colors  42/52
Paris Paris
Piper

O que mais você curte além de fotografia?

Eu gosto de filmes, seriados, blogs, viajar, e comida, hahaha.

Se tem um segredo que você gostaria de compartilhar com o Flickrverse, qual seria?

Acho que confiar em você mesmo e não querer competir com ninguém. No sentido de: fotografe pq vc ama, e não porque quer ser “famoso” ou competir com ninguém. Assim, suas fotos terão sempre sua cara e só vão melhorar cada vez mais.

365 project (214/365)

Em 5 anos, eu…

Ainda quero que a fotografia faça parte da minha vida, haha! Que continue inspirando as pessoas. :D

Larrisa, obrigado pela entrevista!

Para ver mais do trabalho da Larrisa, visite o Flickr dela e o blog Lomogracinha.

52 Weeks (8/52)