A Fundação Flickr foi criada em 2022 com a missão de manter as fotos do Flickr visíveis por 100 anos. Como parte do nosso trabalho, cuidamos do Flickr Commons, uma coleção exclusiva de fotografias históricas de instituições culturais do mundo todo.
No início deste ano, lançamos o Commons Explore, que oferece diversas maneiras de navegar pela coleção, e recentemente adicionamos um recurso de mapa. Você pode encontrar fotos da cidade onde cresceu, do seu lugar favorito para visitar ou até mesmo de onde você está agora.
Aqui está um rápido tour por algumas fotografias que descobrimos usando o mapa.
Exploração no fim do mundo
Quando construímos o mapa pela primeira vez, nossos olhos foram atraídos para o amontoado de fotos na parte inferior. Há muitas fotos tiradas em áreas populosas como os EUA e a Europa, mas quem tinha uma câmera no Polo Sul? Exploradores Antárticos!
Roald Amundsen foi um explorador polar norueguês que liderou a primeira tripulação a chegar com sucesso ao Polo Sul. Eles usaram esquis e trenós puxados por cães para atravessar o terreno hostil e chegaram ao polo em 14 de dezembro de 1911. A Biblioteca Nacional da Noruega enviou suas fotos para o Flickr, no álbum Sydpol-ekspedisjonen.
Amundsen não é o único explorador polar no Flickr Commons. Em 1914, Ernest Shackleton tentou fazer a primeira travessia terrestre da Antártida – mas ficou preso no gelo e foi forçado a abandonar o navio. Mais de cem fotografias sobreviveram, e a Biblioteca Estadual de Nova Gales do Sul as adicionou ao Flickr Commons – incluindo uma foto do navio condenado de Shackleton, o Endurance.
Todos os navios partem de algum lugar
À medida que nos movíamos pelo mapa, encontrávamos grandes grupos de fotos em uma pequena área – um arquivo ou museu local, dedicado à história de um lugar específico.
No norte da Inglaterra, Newcastle é um exemplo disso – o mapa tem mais de 400 fotos dos Arquivos Tyne & Wear. Esta região tem uma rica história industrial, o que se reflete nas fotos no Flickr Commons.
Navios construídos no norte da Inglaterra viajavam por todo o mundo. O RMS Mauretania foi construído em 1906 no Rio Tyne. Quando foi construído, era o maior navio do mundo. Os trabalhadores quase invisíveis nessas fotos dão uma ideia do tamanho e da escala dela.
A área também era um centro de manufatura, como nesta foto da fábrica de biscoitos Wright. A empresa começou a fabricar biscoitos e bolos no final do século XVIII, e seus trabalhadores ajudaram a manter o Exército Britânico alimentado durante a Segunda Guerra Mundial.
Newcastle também era um centro de mineração de carvão. Muitas dessas minas já fecharam, e seus últimos dias foram registrados no Flickr. Há um álbum de fotos tiradas pelo fotógrafo documentarista Les Golding, mostrando mineiros e equipamentos de mina na mina de Wearmouth. Apenas uma semana depois, o último turno terminou e a mina foi fechada.
Ilustrações de ilhas curiosas
A maioria dos marcadores do mapa está acima de massas terrestres, principalmente cidades e áreas construídas. Nossos olhos foram atraídos para as quase 400 fotos tiradas no meio do Oceano Pacífico, no arquipélago havaiano. Os locais são tão granulares que podemos distinguir fotos tiradas em ilhas diferentes.
Na década de 1970, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA contratou dezenas de fotógrafos para documentar a América como parte do Documerica. Muitas dessas fotografias foram carregadas no Flickr Commons pelos Arquivos Nacionais dos EUA, incluindo a viagem de Charles O’Rear ao Havaí. Ele tirou dezenas de fotos que nos dão uma ideia da vida cotidiana no Havaí.
Documerica também tratou de capturar os problemas ambientais enfrentados pelos Estados Unidos. Suas fotos destacam a tensão entre as paisagens naturais deslumbrantes do Havaí e a pressão crescente para usar a terra para turismo e habitação.
Novos membros do Flickr Commons a caminho!
Temos o prazer de informar que em breve abriremos as portas para novos membros do Flickr Commons. Voltaremos em breve com a primeira postagem de boas-vindas que tivemos há algum tempo. Uhul!